Políticos tentam resolver impasse estabelecido entre Reúne Ilhéus e governo

Encontro em Salvador entre representantes do Reúne Ilhéus e parlamentares
Ascom

Em primeira mão. Integrantes do Movimento Reúne Ilhéus resolveram investir na mesma fórmula utilzada pelo prefeito Jabes Ribeiro para resolver o impasse com servidores públicos, para tentar, também, acabar com o impasse a respeito da redução da tarida do transporte público, uma das reivindicações do grupo, que já dura mais de 30 dias: pedir ajuda a parlamentares. Representantes do grupo estiveram reunidos neste sábado, em Salvador, com deputados, senador e representantes do governo estadual para tentar encontrar uma solução para a crise.

O encontro foi na Escola de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (UFBa). Participaram os deputados estaduais Yulo Oiticica, Rosemberg Pinto e Marcelino Galo; os deputados federais Emiliano José e Geraldo Simões; o secretário estadual de Planejamento, José Sérgio Gabrielli e o senador Walter Pinheiro. 

De um lado, o prefeito Jabes Ribeiro alega que já atendeu as reivindicações do movimento. Do outro, o Reúne Ilhéus garante que não desarma acampamento da porta do Palácio Paranaguá, enquanto não for estabelecido um acordo para a redução da tarifa e pela melhoria do sistema público de transporte da cidade.

Desde que o movimento se estabeleceu à porta da prefeitura que o prefeito Jabes Ribeiro não despacha em seu gabinete. Pelo menos duas grandes manifestações públicas tomaram as ruas da cidade neste mesmo período. O grupo de políticos vai tentar intermediar um novo encontro entre estudantes e representantes do Movimento com o prefeito de Ilhéus.

Segundo uma das lideranças do movimento, a busca de ajuda política não muda em nada o sentido da luta do Reúne Ilhéus, que se apresenta como um movimento "horizontal" surgido nas massas populares insatisfeitas. "Tanto que o próprio senador Walter Pinheiro destacou no encontro que é necessario que as autoridades recebam e dialoguem sempre com os movimentps sociais. Porém, no âmbito do transporte público, além de resolver o problema local, discutindo os contratos e problematicas do municipio, é necessario participar tambem do debate nacional para resolução do problema", destacou.